Ca ê.book – livros preferidos de Caetano

@@@@

@@@@

@@@@

Este livro o pequeno herdou da minha época de projeto Biblioteca Viva, como outros. Só que este eu nunca havia lido e na verdade é um livro com linguagem teatral, para criação de uma peça. Porém, Caê  fez o tradicional pedido “Lê, mamãe” e eu li pela primeira vez . É longa à beça a história, mas me empolguei mesmo e foi uma delícia! Uma história que vale a pena e mostra os porquês dos limites e do respeito.

Viva Ana Maria Machado!!!

Hoje Tem Espetáculo: No País dos Prequetés

Ana Maria Machado
Editora Nova Fronteira
1a edição – 2001
Língua Portuguesa

Participando de brincadeiras com seus colegas, a esperta Nita, descobre que nos jogos infantis sempre tem alguém dando ordens e outros sendo obrigados a cumpri-las. É o caso, por exemplo, da brincadeira: Farão tudo que seu mestre mandar? – Faremos, todos. Inconformada, decide fazer uma viagem para saber como as coisas acontecem, se em todos os lugares existem alguns poucos mandando e uma grande maioria obedecendo. Nas suas andanças, encontra com Prequeté, um personagem filósofo e contestador, e outras figuras. Prequeté não aceita as regras estabelecidas. Em seu mundo, ninguém é obrigado a fazer nada.

Diante disso, Nita percebe, assombrada, que a desobediência nem sempre é uma coisa feia e reprovável. Mas, ao mesmo tempo, é impossível viver sem regras.

Ao se deparar com um mutirão para a construção de uma casa, Nita aprende muito em relação ao que é mandar, obedecer e a força do grupo, o que a faz refletir sobre o que é obediência e autoritarismo. De uma maneira inteligente e divertida a autora provoca a reflexão sobre o conceito de autoridade e convívio social.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s